Publicações

Mantenha-se atualizado com as ultimas informações do meio jurídico.

BENEFÍCIO ASSISTENCIAL A PORTADOR DE DIABETES MELLITUS

BENEFÍCIO ASSISTENCIAL A PORTADOR DE DIABETES MELLITUS

A Decisão da Desª. Fed. LUCIA URSAIA, da 10ª Turma do TRF da 3ª Região, reformou sentença e determinou ao INSS conceder o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a um homem portador de diabetes mellitus

RECONHECIMENTO DA ATIVIDADE ESPECIAL AO MECÂNICO

RECONHECIMENTO DA ATIVIDADE ESPECIAL AO MECÂNICO

A atividade do trabalhador empregado em atividade de mecânico pode ser considerada especial por enquadramento profissional até 28.4.1995, por equiparação aos trabalhadores de indústrias metalúrgicas e mecânicas, com base no Anexo do Decreto 53.831/64 (item 2.5.3) e Anexo do Decreto 83.080/79 (item 2.5.1), e, no período posterior, mediante comprovação da exposição a agentes nocivos nos termos previstos da legislação previdenciária.

VIGILANTE: RECONHECIMENTO DE PERICULOSIDADE INDEPENDENTE DO USO DE ARMA DE FOGO

VIGILANTE: RECONHECIMENTO DE PERICULOSIDADE INDEPENDENTE DO USO DE ARMA DE FOGO

Frente à significativa alteração que a EC 20/1998 promoveu no ordenamento jurídico, foram definidas normas de transição entre o regramento constitucional anterior e o atual no tocante aos requisitos necessários à obtenção da aposentadoria por tempo de serviço.

Licença-Gestante: Concessão À Mãe Não Gestante Da Criança.
Artigos

Licença-Gestante: Concessão À Mãe Não Gestante Da Criança.

A licença-gestante (ou licença-maternidade) foi criada com dois objetivos iniciais: resguardar a saúde da gestante nos momentos pré e pós-parto e assegurar os cuidados necessários da criança recém-nascida através do convívio com a mãe.

Aposentadoria da pessoa com deficiência: benefícios e requisitos

Aposentadoria da pessoa com deficiência: benefícios e requisitos

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – de 2010, quase 24% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Nesse sentido, tendo em vista a relevância do assunto, no dia 08 de maio de 2013, por meio da Lei Complementar 142, entrou em vigor o benefício de Aposentadoria da pessoa com deficiência.

Covid-19 gerou 37 mil concessões de auxílio-doença em 2020

Covid-19 gerou 37 mil concessões de auxílio-doença em 2020

Doença causada pelo coronavírus ficou em terceiro lugar na lista de doenças que mais tiveram concessões de auxílio-doença em 2020, ficando atrás apenas de problemas relacionados à coluna e ombro.

As falhas do sistema de seguridade social no contexto da reforma da Previdência

As falhas do sistema de seguridade social no contexto da reforma da Previdência

Publicado no Estadão em 21/09/2021 - Blogs Fausto Augusto - Repórter

Como ocorre a pensão por morte por óbito presumido

Como ocorre a pensão por morte por óbito presumido

O benefício de pensão por morte, segundo requisitos do art. 201, V, da Constituição Federal, é devido ao conjunto de dependentes do segurado falecido, devendo-se comprovar, também, a manutenção da qualidade de segurado, ou seja, quando não se fica por muito tempo sem contribuir com a Previdência Social.

Benefício De Prestação Continuada Em Razão De Transtornos Depressivos Recorrentes
Artigos

A 8ª Turma do TRF da 3ª Região manteve decisão que determinou ao INSS a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a uma mulher com transtornos depressivos recorrentes. Para os magistrados, ficou comprovado que ela está incapacitada para o exercício de atividade laborativa.