Se você é aposentado, pensionista ou recebe outro benefício do INSS e não sacar o valor por mais de 60 dias, o pagamento pode ser suspenso. Esta regra se aplica a quem utiliza o cartão magnético, ou seja, quem não tem conta bancária.
Quando o pagamento é suspenso, o valor é devolvido ao INSS. Para reativar o benefício, basta solicitar pelo site ou aplicativo "Meu INSS", ou ainda pelo telefone 135. Através dessas plataformas, também é possível pedir o pagamento dos valores não recebidos.
Impedimentos Temporários: Como Proceder com o Pagamento?
Se você não consegue realizar o saque por motivos de saúde, como doença ou dificuldade de locomoção, pode nomear um procurador para receber o benefício. Para isso, é necessário apresentar um atestado médico que comprove a condição. Caso o beneficiário esteja internado, uma declaração da clínica ou hospital é exigida.
Se o impedimento for por viagem, o beneficiário deve enviar uma declaração com informações sobre o destino e a duração da viagem, seja nacional ou internacional.
Procuradores e Administradores Provisórios: Como Nomear?
Além disso, se você não pode receber o benefício, pode nomear um procurador para representá-lo. Em casos de falecimento, herdeiros e familiares também podem ser responsáveis pela gestão do benefício. A nomeação de procurador pode ser feita no Meu INSS ou pelo telefone 135, sem precisar ir até uma agência.
Se a situação for grave e o beneficiário não puder manifestar sua vontade, é necessário solicitar a nomeação de um representante legal na Justiça. Além disso, administradores provisórios, como herdeiros e familiares, podem receber o benefício por até seis meses, se cadastrados no INSS.
Fique atento aos prazos e mantenha seu benefício sempre ativo!